Actividade

Concertos

A apresentação de concertos é a principal ocupação da OSF, que já se apresentou por mais de uma centena de ocasiões em mais de 80 localidades entre Portugal, Espanha e Brasil, levando a cabo um programa de intenso alcance social e territorial.

A OSF destaca-se pela sua versatilidade, adaptando-se aos mais variados formatos. De concertos sinfónicos em festivais de verão, a concertos com orquestra de bolso em freguesias isoladas no interior do país. Da música de câmara, para ensemble à colaboração com artistas de outras disciplinas, a actividade concertística da OSF tem sido multiforme.

A OSF privilegia um contacto entre alunos, jovens profissionais e profissionais reconhecidos, que enquanto convidados, partilham a sua experiência com toda a orquestra.

Para estar a par dos próximos concertos da OSF, consulte a nossa agenda. Para revisitar alguns concertos passados, visite o nosso canal no youtube.

Actividade

Maratonas com Orquestra de Bolso

O programa de maratonas com orquestra de bolso é uma iniciativa bienal da OSF que visa a descentralização em profundidade através de concertos pedagógicos em freguesias sob significativos riscos de exclusão social e cultural.

Qual o impacto?

As maratonas com orquestra de bolso são a primeira oportunidade para muitas localidades e populações terem acesso à música clássica, para mais tocada ao vivo e por uma orquestra. A componente pedagógica e formativa inerente a estes programas garante a ligação entre a população, os artistas e o produto cultural, afirmando a importância da participação e da escuta ativa pelos ouvintes. São ao mesmo tempo um estímulo cultural que se afirma enquanto instrumento de aproximação entre a arte e as pessoas.

As Maratonas com Orquestra de Bolso foram realizadas em 2019, 2021 e a próxima edição terá lugar na primavera de 2023.

Em 2022, no festival Porto PostDoc, estreou “Maratonas”, um documentário de Adriana Romero, que acompanhou o percurso da OSF em 2021 por 18 aldeias da Beira Interior.

Actividade

Ópera, Dança e Teatro

A OSF teve em novembro de 2019 a sua primeira experiência no repertório lírico, estando integrada numa produção da Diputación de Badajoz, que foi também a primeira edição do recém-lançado programa Opera Joven.

A obra escolhida foi L’Elisir d’Amore, de Donizetti, e contou com a direcção musical de David Azagra, a participação do Coro de Cámara de Extremadura, a Banda de Montijo e um elenco de solistas internacionais.

Seguiu-se, no mesmo teatro, em 2021, uma apresentação da ópera El Gato con Botas de Xavier Montsalvatge, desta vez com direcção de Enrico Saverio Pagano. Este foi também o primeiro momento em que a OSF se constituiu por 50% músicos portugueses e 50% músicos espanhóis.

No âmbito da dança, a OSF colaborou em 2019 com a Companhia Intranzyt, seguindo-se uma colaboração em 2023 com a Companhia Dança em Diálogos.

No que ao teatro diz respeito, em 2023 a OSF estará a apresentar o espectáculo Uma outra Bela Adormecida, a partir do texto infantil de Agustina Bessa-Luís no âmbito do seu centenário. Trata-se de uma co-criação entre Beatriz Brás, Francisco Lourenço e Martim Sousa Tavares, numa coprodução entre o Lu.Ca – Teatro Luís de Camões, Teatro Nacional de S. João, Cineteatro Louletano e Centro Cultural Raiano.

Este projecto irá também envolver colaborações com a orquestra de cordas da Escola da Casa Pia de Lisboa e com alunos do Conservatório de Música de Loulé.

Actividade

Podcasts, Reels e YouTube

A OSF produziu entre 2020 e 2022 o seu próprio podcast, Abertamente, conduzido por Diogo Costa, num formato de conversa. Nos seus 25 episódios, destaca-se o ecletismo dos temas e dos convidados, do incontornável António Victorino d’Almeida à pianista e pedagoga Ana Telles, à violinista Ana Beatriz Manzanilla, a vários jovens talentos emergentes, como os maestros Rita Blanco e Tiago Oliveira, entre vários outros.

Nas redes sociais, a OSF caracteriza-se pela boa disposição, produzindo pequenos conteúdos informativos e bem-dispostos, promovidos por Inês Barros. A todas as semanas, podem acompanhar a rubrica Musicalmente Falando, que dá a conhecer diferentes profissões na música, como luthier, compositor, professor, entre outros.

No Youtube, o canal da OSF renova-se regularmente com gravações de concertos, apresentações da sua actividade, entre outros conteúdos.