"Maratonas" (2022) de Adriana Romero [ENG subtitles]

A realizadora Adriana Romero acompanhou as atividades da Orquestra Sem Fronteiras, em particular as “maratonas” da sua orquestra de bolso que, na primavera de 2021, levaram a obra de Einojuhani Rautavaara, conhecido compositor finlandês que faleceu em 2016, a dezoito aldeias da Beira Interior. Um retrato tocante de uma ação cultural de envolvimento com comunidades isoladas.

Estreou em 2022 no festival Porto/Post/Doc.

Partilha

Maratonas (trailer)

Maratonas é um documentário realizado por Adriana Romero com estreia no Festival Porto PostDoc 2022, com exibição nos dias 17 e 19 de Novembro.

Durante um mês na primavera de 2021, a OSF realizou um ciclo de "maratonas com orquestra de bolso", tocando música de Einojuhani Rautavaara em dezoito aldeias da Beira Interior. Um retrato tocante de uma ação cultural de envolvimento com comunidades isoladas.

Partilha

João Nascimento - Arrayollos

"Arrayollos" é uma obra de João Nascimento, resultado de uma encomenda OSF, que nas suas cinco secções se inspira e presta homenagem aos territórios, gentes e tradições das cinco freguesias de Arraiolos.
A obra foi estreada e apresentada pela OSF, com a direcção de Martim Sousa Tavares, nas cidades de Arraiolos, Montemor-o-Novo e Mora em Junho de 2022.

Gravação realizada no Cineteatro de Arraiolos. Videografia de Adriana Romero.

Partilha

Abertura de Temporada 2022-2023

Martim Sousa Tavares, maestro, e Pedro Lopes, solista, apresentam alguns aspectos dos concertos de Abertura de Temporada de 2022-2023.
O programa foi dedicado à música escrita pelos irmãos Michael e Joseph Haydn, assim como Fanny e Felix Mendelssohn, incluindo a estreia nacional de duas aberturas orquestrais.
Os concertos decorreram nos dias 23, 24 e 25 de Setembro, em Castelo Branco, Arganil e São João da Madeira.

Videografia de Adriana Romero.

Partilha

Apresentação dos concertos de Verão e resumo da temporada 2021/22

Martim Sousa Tavares, director da Orquestra Sem Fronteiras, apresenta os concertos de verão, no Bendada Music Fest e Festival Internacional de Música de Marvão, passando em revista o que foi a temporada 2021/2022.

Videografia de Adriana Romero.

Partilha

Tiago Derriça - Danças Portuguesas

A OSF realizou a estreia mundial das Danças Portuguesas de Tiago Derriça, obra encomendada para os concertos de ano novo de 2022, realizados na Covilhã e em Mértola.
O compositor inspirou-se em danças tradicionais portuguesas, assim como nas paisagens rurais que servem de fundo para estas tradições.

Direcção musical de Martim Sousa Tavares.

Gravação realizada no Teatro Municipal da Covilhã em Janeiro de 2022.
Videografia de Adriana Romero.

Partilha