Concerto do Amor - Apresentação
Martim Sousa Tavares, maestro, e Vasco Dantas, pianista, apresentam o conceito dos concertos "do Amor", realizados em Fevereiro de 2023 em Idanha-a-Nova e Faro.
Este foi um programa dedicado à música dos casais Samuel Barber / Giancarlo Menotti e Robert e Clara Schumann.
Videografia de Adriana Romero.
Maratonas com Orquestra de Bolso 2023 - Idanha-a-Nova
Martim Sousa Tavares apresenta a primeira etapa das Maratonas com Orquestra de Bolso da OSF, que em 2023 começa pelo concelho de Idanha-a-Nova.
Com a música de Wagner e o empenho de vinte jovens músicos, esta iniciativa irá chegar a 19 aldeias do interior raiano português e espanhol.
Esta é uma iniciativa transfronteiriça com o apoio BPI | Fundação "la Caixa".
Videografia de Adriana Romero.
Felix Mendelssohn - Concerto para violino em Mi menor (Pedro Lopes, violino)
Escrito em 1844 e revisto em 1845, o Concerto para Violino Op.64 de Mendelssohn é uma das mais famosas obras concertantes de toda a história da música, combinando traços de enorme lirismo com um virtuosismo enérgico e cativante.
A Orquestra Sem Fronteiras acompanhou o violinista Pedro Lopes em três concertos com direcção musical de Martim Sousa Tavares em Setembro de 2022, interpretando-se a versão de 1845 desta obra.
Gravado ao vivo na Casa da Criatividade em São João da Madeira.
Videografia de Adriana Romero.
Joseph Haydn - Sinfonia nº94 em Sol maior "A Surpresa"
Composta no grandioso ciclo sinfónico de Haydn em Londres, esta sinfonia, composta em 1791, caracteriza-se pelo sentido de humor com o qual o compositor apresenta uma surpresa musical no segundo andamento.
Neste concerto, a Orquestra Sem Fronteiras apresentou-se com uma disposição em palco invulgar para os dias de hoje, baseada naquela que o próprio Haydn concebeu aquando da apresentação destas sinfonias na capital inglesa. Direcção musical de Martim Sousa Tavares.
Gravado ao vivo em Setembro de 2022 na Casa da Criatividade em São João da Madeira.
Videografia de Adriana Romero.
Fanny Mendelssohn - Abertura em Dó Maior
Escrita pela compositora Fanny Mendelssohn (Hensel) na década de 1830, esta Abertura para orquestra manteve-se guardada em arquivos na cidade de Berlim até ao final do século XX, tendo sido tocada pela primeira vez em 1992.
Em Setembro de 2022 a Orquestra Sem Fronteiras realizou a sua estreia portuguesa, em três concertos com a direcção musical de Martim Sousa Tavares.
Gravado ao vivo na Casa da Criatividade em São João da Madeira.
Videografia de Adriana Romero.
Michael Haydn - Abertura de "Andromeda ed Perseo"
Menos conhecido do que o seu irmão, Franz Joseph Haydn, o compositor Michael Haydn gozou de alguma fama em vida, tendo sido admirado por músicos como Mozart, mas logo depois caindo no esquecimento após a sua morte em 1806.
A Orquestra Sem Fronteiras deu a ouvir a estreia nacional, em Setembro de 2022, da abertura da ópera "Andromeda ed Perseo" em três concertos com a direcção musical de Martim Sousa Tavares.
Gravado ao vivo na Casa da Criatividade em São João da Madeira.
Videografia de Adriana Romero.