Agindo nos territórios do interior*, a Orquestra Sem Fronteiras tem como missão diminuir as desigualdades de acesso e participação cultural através da música.

O programa Terra a Terra nasce com o objectivo de reforçar a visão de uma sociedade mais justa e coesa e convoca as melhores ideias vindas de jovens músicos entre os 18 e os 30 anos, com ligação a estes territórios, consciência social e iniciativa de promover o acesso à arte e experiências co-criativas.

As melhores ideias são seleccionadas para incorporar um programa de formação relativo ao desenvolvimento de projecto e às práticas artísticas participativas. Numa segunda fase, o enfoque é a implementação do projecto no terreno, com o apoio e monitorização de uma equipa especializada. Para além de receber formação e acompanhamento personalizado para o seu projecto, cada candidato/a selecionado/a receberá uma bolsa de 300,00€ mensais durante a duração do mesmo, com a possibilidade de receber também um bónus no valor de 100,00€, de cada vez que se cumprir atempadamente os objectivos de uma das fases do programa.

A 2.ª edição deste programa dará maior ênfase à comunidade, incentivando candidaturas conjuntas e coordenadas, logo de início, entre jovens músicos e as suas comunidades, para partir das forças únicas destas. Neste sentido, a OSF irá introduzir a rede de Comunidades que Contam, uma plataforma para as comunidades colaborantes comunicarem entre si e aprenderem umas com as outras, numa lógica de partilha e de empoderamento. Dar-se-á, assim e mais do que nunca, a vez a quem tem vozes.

* Para efeitos de delimitação e elegibilidade territorial, considera-se a faixa raiana do território nacional enquadrada na nomenclatura de ordenamento de território NUT III com as seguintes designações: Terras de Trás-os- Montes, Douro, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Alto Alentejo, Alentejo Central e Baixo Alentejo.

O período de candidaturas ao programa Terra a Terra será de 15 de Novembro a 10 de Dezembro de 2021. Todas as propostas devem ser submetidas online.

Como concorrer

Para saber mais sobre as ideias que procuramos apoiar clica aqui.

Para conhecer o regulamento clica aqui

Para consultar as “perguntas frequentes” clica aqui