O programa de maratonas com orquestra de bolso é uma iniciativa OSF que visa levar concertos pedagógicos a freguesias em maior factor de risco social e cultural. Em trabalho com os municípios anfitriões, são identificadas as freguesias e ao longo de um fim‑de‑semana a OSF visita-as em sucessão, apresentando em todas um concerto informativo.

Qual o impacto?
As maratonas com orquestra de bolso são a primeira oportunidade para muitas localidades e populações do interior terem acesso à música clássica, para mais tocada ao vivo e por uma orquestra. A componente pedagógica e formativa inerente a estes programas garante a ligação entre a população, os artistas e o produto cultural, afirmando a necessidade de participação e de escuta ativa pelos ouvintes. São ao mesmo tempo oferta cultural e oferta pedagógica, enquanto importante instrumento de divulgação e fomento de público.

Maio e Junho de 2021
Trabalhando com quatro câmaras municipais foram identificadas as freguesias onde é maior a urgência e importância desta iniciativa e ao longo de um fim‑de‑semana a OSF apresenta-se nesses locais com uma pequena orquestra, por forma a ser possível realizar concertos em locais como as igrejas matriz, casas do povo, salões e outros espaços menos convencionais.

Consulte o calendário aqui.

As primeiras quatro edições foram organizadas com os municípios de Sabugal, Covilhã, Penamacor e Belmonte, tendo a iniciativa abrangido 18 freguesias.