O programa de maratonas com orquestra de bolso é uma iniciativa bienal da OSF que visa a descentralização em profundidade através de concertos pedagógicos em freguesias sob significativos riscos de exclusão social e cultural.
Qual o impacto?
As maratonas com orquestra de bolso são a primeira oportunidade para muitas localidades e populações terem acesso à música clássica, para mais tocada ao vivo e por uma orquestra. A componente pedagógica e formativa inerente a estes programas garante a ligação entre a população, os artistas e o produto cultural, afirmando a importância da participação e da escuta ativa pelos ouvintes. São ao mesmo tempo um estímulo cultural que se afirma enquanto instrumento de aproximação entre a arte e as pessoas.
As Maratonas com Orquestra de Bolso foram realizadas em 2019, 2021 e a próxima edição terá lugar na primavera de 2023.
Em 2022, no festival Porto PostDoc, estreou “Maratonas”, um documentário de Adriana Romero, que acompanhou o percurso da OSF em 2021 por 18 aldeias da Beira Interior.