Actividade

Concertos

A apresentação de concertos é a principal ocupação da OSF, que já se apresentou em mais de 40 localidades entre Portugal, Espanha e Brasil, levando a cabo um programa de intenso alcance social e territorial.

Toda a programação organizada pela OSF é gratuita e muitas vezes complementada com iniciativas de mediação e desenvolvimento de públicos.

Nos concertos OSF, privilegia-se um contacto entre alunos, jovens profissionais e profissionais reconhecidos, que enquanto convidados, partilham a sua experiência com toda a orquestra.

Para estar a par dos próximos concertos da OSF, consulte a nossa agenda ou subscreva a newsletter. Para revisitar alguns concertos passados, visite o nosso canal no youtube.

Actividade

Masterclasses

A OSF considera a actividade formativa um complemento inerente e indispensável à sua actividade, razão pela qual tem apostado desde cedo em masterclasses instrumentais para várias idades.

Ao colaborar regularmente com profissionais de reconhecida competência, a OSF promove também a integração de outros agrupamentos no ecossistema formativo do seu raio de acção, tendo organizado masterclasses tanto de instrumento como de música de câmara.

A OSF considera a actividade formativa um complemento inerente e indispensável à sua actividade. Entende-se como formação as masterclasses e iniciativas de pedagogia musical para alunos e jovens músicos, a formação de públicos e actividades informativas e de diálogo com a música clássica, e ainda a formação para a qualificação de formadores.

Actividade

Maratonas com Orquestra de Bolso

O programa de maratonas com orquestra de bolso é uma iniciativa OSF que visa levar concertos pedagógicos a freguesias em maior factor de risco social e cultural. Em trabalho com os municípios anfitriões, são identificadas as freguesias e ao longo de um fim‑de‑semana a OSF visita-as em sucessão, apresentando em todas um concerto informativo.

Qual o impacto?
As maratonas com orquestra de bolso são a primeira oportunidade para muitas localidades e populações do interior terem acesso à música clássica, para mais tocada ao vivo e por uma orquestra. A componente pedagógica e formativa inerente a estes programas garante a ligação entre a população, os artistas e o produto cultural, afirmando a necessidade de participação e de escuta ativa pelos ouvintes. São ao mesmo tempo oferta cultural e oferta pedagógica, enquanto importante instrumento de divulgação e fomento de público.

Maio e Junho de 2021
Trabalhando com quatro câmaras municipais foram identificadas as freguesias onde é maior a urgência e importância desta iniciativa e ao longo de um fim‑de‑semana a OSF apresenta-se nesses locais com uma pequena orquestra, por forma a ser possível realizar concertos em locais como as igrejas matriz, casas do povo, salões e outros espaços menos convencionais.

Consulte o calendário aqui.

As primeiras quatro edições foram organizadas com os municípios de Sabugal, Covilhã, Penamacor e Belmonte, tendo a iniciativa abrangido 18 freguesias.

Actividade

Ópera

A OSF teve em novembro de 2019 a sua primeira experiência no repertório lírico, estando integrada numa produção da Diputación de Badajoz, que foi também a primeira edição do recém-lançado programa Opera Joven.

A obra escolhida foi L’Elisir d’Amore, de Donizetti, e contou com a direcção musical de David Azagra, a participação do Coro de Cámara de Extremadura, a Banda de Montijo e um elenco de solistas internacionais.

SABER MAIS

Actividade

Abertamente

A Orquestra Sem Fronteiras produz o seu próprio podcast, conduzido por Diogo Costa e convidando a cada mês diferentes personalidades do mundo da música, das artes e da cultura. Abertamente encontra-se nas plataformas habituais, e pode consultar os últimos episódios no menu em baixo.

Para sugestões, comentários ou outro feedback, contacte-nos através de abertamente@osf.pt.